12 DE NOVEMBRO – DIA DO DIRETOR DE ESCOLA

O diretor de escola é, acima de tudo, um educador. E deve estar atento às consequências educativas de suas decisões e atos administrativos, pois estes repercutem de forma profunda, e nem sempre aparente, na formação dos alunos.

Você, diretor de escola, é constantemente desafiado a ter visão de futuro e a guiar as pessoas (professores, alunos e colaboradores) a viver os valores e princípios defendidos e praticados em suas escolas e instituições.

Neste dia, o Jornal Cidade Industrial Online agradece e parabeniza por sua excelente atuação, auxiliando na educação integral (alma, corpo e mente) de milhares de crianças e jovens do mundo todo, contribuindo, assim, para a construção de um mundo bem melhor.

diretor de escola tem a responsabilidade de ser um líder, tanto entre os professores e os funcionários quanto para os alunos. Ele cuida de tudo com muita sabedoria e contribui para o bom funcionamento da educação, aquela que é um dos grandes pilares da nossa sociedade.

“Queremos que saiba que sua ajuda é de grande valia.

Que pessoas tão especiais como vocês estão sempre prontas para fortalecer o aprendizado e a cultura, ultrapassar barreiras e viver novas experiências.

Como reconhecemos o trabalho que é cuidar de uma escola,
homenageamos estas pessoas  super esforçadas, parabenizamos e desejamos-lhe todo o sucesso.

Obrigado(a) por sua atenção e carinho dedicado!
Parabéns pelo seu dia!

Conheça a história de umas das diretoras de escola da região da Cidade Industrial – página 10 e 11

Olá, sou Tania Mara Vendite Dolci, casada com Carlos Alberto Dolci. Tenho dois filhos: Carlos Eduardo Dolci e Tiago Augusto Dolci. Minha família é minha melhor e maior herança.

Morei 20 anos na Vila Nossa Senhora da Luz, na praça 2, onde fiz muitos amigos. Na “vila” se abriram muitas oportunidades, muitas delas ruins, mas algumas, transformadoras. Uma das melhores escolhas que fiz foi estudar. Como toda adolescente, tinha sonhos e queria um futuro diferente do qual via através da janela da minha casa.

Estudei da 5ª a 8ª série na Escola Municipal Albert Schweitzer e, dentro da escola, apareceu à possibilidade do meu primeiro emprego ofertado por uma das pedagogas na época. Fui escolhida por meu comportamento, pois sempre tive muito claro que: “Não importava se iriam me observar, precisava ser melhor a cada dia. Mas não melhor que os outros, e sim, melhor do que eu mesma”.

No 2º Grau iniciei o curso de contabilidade e no terceiro mês tive plena convicção de que não era o que queria. Então, migrei para o curso de magistério. Sabia que encontraria dificuldades e desafios, mas confiava que teria várias razões para celebrar a profissão escolhida. Iniciei o curso na Escola Estadual Dirce Celestino do Amaral e depois de alguns meses ingressei no Instituto de Educação do Paraná para ficar perto do meu trabalho.

Os estudos do magistério foram maravilhosos e, ali me encontrei, dentro dos meus sonhos em fazer a diferença na vida das crianças. Enxerguei e enxergo essa profissão como imprescindível. Vejo como um privilégio o fato poder mudar o rumo da vida de alguém por meio da educação. Despertamos sonhos e influenciamos comportamentos. Temos a chance de ensiná-los a serem também melhores que si mesmos, a cada dia, transmitindo não apenas componentes curriculares, mas a importância de princípios básicos que regem nossa sociedade, como por exemplo, o respeito. Somos Cientistas do Desenvolvimento Humano (CHD), como conceitua o professor Edson Santos.

Depois do curso de magistério, fiz Estudos Adicionais em Educação Infantil, curso de graduação em pedagogia, pós-graduação em psicopedagogia e estou em formação no curso de psicanálise.

Por que estudar? Lembro-me do filme “Sociedade dos Poetas Mortos” em que há uma cena que diz: “Vocês sabem por que o homem faz ciência? Para viver mais. E para que viver mais? Para ter mais tempo para usufruir da arte, da poesia, do amor. Aprenda a usufruir daquilo que temos direito: a vida e as lições que ela nos dá ”.

Atualmente, atuo como diretora da Escola Municipal CEI Monteiro Lobato, onde trabalho há 15 anos. Para que hoje pudesse exercer essa função, passei por muitos obstáculos e dois processos eleitorais. Por quê? Por acreditar que como diretora da escola do bairro onde morei, posso instigar sonhos, mesmo que haja riscos. Que podemos e somos capazes de enfrentar problemas, mesmo que estejamos sem forças e sem acreditar em nós mesmos. Vivi a experiência de que superar grandes obstáculos torna a vitória mais merecida. É preciso construir sua história, mesmo que os outros desacreditem dela. Seguir em frente e não deixar seus ideais e projetos para trás. Não permitir que seus medos te assolem e bloqueiem seus sonhos. Não espere a alegria e o sucesso chegar, alcance! Você também é CAPAZ!

Tânia Dolci é diretora da Escola Municipal  Monteiro Lobato

Tânia Dolci é diretora da Escola Municipal Monteiro Lobato

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Professor Marcos foi diretor de escola durante 10 anos e conta sobre a importância  em dar mais atenção às  crianças que necessitam de um cuidado especial  –pagina 10 e 11

Hoje ouvimos muito falar em inclusão social. Como professor a mais de 20 anos, percebo na sala de aula diariamente a importância de incluir, principalmente aquelas crianças com problemas crônicos de aprendizagem. É bom salientar que, em muitas situações, os problemas de aprendizagem são identificados facilmente, porém em algumas situações, necessitamos de exames clínicos mais apurados.

Voltando um pouquinho no tempo, é interessante lembramos que as crianças de antigamente eram vítimas de doenças bem menos complexas como sarampo, varicela, catapora entre outras.

Hoje, por conta da tecnologia, aumento da violência, redes sociais variadas o mundo está bem mais acelerado, mais “exigente”, a forma de se viver está mais intensa, e este, é um dos fatores que afetam a formação de algumas de nossas crianças. Enfim, vivemos em um mundo complexo ao extremo, desta forma, muitas crianças são acometidas pelas doenças do século XXl. Chamadas de “doenças modernas” estão presentes cada vez mais em nossa sociedade. Depressão, estresse, ansiedade generalizada, déficit de atenção, hiperatividade entre outras . Portanto, as crianças que, de alguma forma ,sofrem com alguma dessas doenças modernas, infelizmente são diagnosticadas com baixo rendimento escolar, dificuldade de se socializar e acabam em muitas vezes perdendo o ano letivo . Há muitos registros em escolas de crianças que perdem o ano letivo ou que simplesmente desistem de estudar.

Para atender estes casos o Governo do Estado oferece em algumas as salas multifuncionais. Estas salas, com profissionais capacitados são ferramentas instaladas para fazer um atendimento especial para estes alunos (as).Seu funcionamento é fundamental para auxiliar as crianças diagnosticadas com problemas de aprendizagem. Ao aluno(a) é ofertado o período do contra turno. Neste período, recebem atendimento individualizado e atividades que procuram melhorar seu desempenho cognitivo e enfrentamento de situações do cotidiano da sala de aula.

Atualmente  Marcos atua como professor de história, no  Colégio Estadual Prof Dirce Celestino do Amaral, localizado na Cidade Industrial

Atualmente Marcos atua como professor de história, no Colégio Estadual Prof Dirce Celestino do Amaral, localizado na Cidade Industrial

Infelizmente o numero ofertado de salas multifuncionais é insuficiente e muitas crianças ficam sem o devido atendimento. Além da insuficiência na demanda, temos o problema na elaboração de laudos médicos que apontam, que tipo de síndrome a criança apresenta, esse fato ocorre devido à morosidade no atendimento de especialidades medicas, principalmente quando falamos de saúde publica, visto que para uma criança poder frequentar uma sala multifuncional ela necessita passar por algumas consultas e avaliações que exigem atendimentos clínicos específicos (neurologia, psicologia e afins)

Quando estive como diretor do Colégio Brasilio Vicente de Castro, junto com nossa equipe, conseguimos abrir quatro salas multifuncionais, varias crianças , do Colégio Brasilio e de outras escolas foram e continuam sendo atendidas .Muitas melhoraram seu desempenho escolar, superam barreiras e estão desempenhando seu papel de cidadão e protagonismo .É de suma importância que você , pai ou mãe converse na escola de seu filho(a) caso perceba seu desempenho baixo ou em queda. O dialogo permanente com a escola permitirá que você anteveja possíveis problemas e encontre a solução mais adequada para proteger e dar uma educação qualificada para seu filho (a).

Marcos é professor de história cerca de 20 anos, mestre em educação, foi  diretor durante 10 anos (2006-2016) do Colégio Estadual Professor Brasilio Vicente de Castro, localizado na Cidade Industrial.