Câmpus da UTFPR/ CIC ainda não tem previsão para ficar pronto
Assinado no dia 24 de novembro de 2015 o documento que oficializou a compra do terreno da antiga fábrica da Siemens, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) que tem uma estrutura predial confortável para receber seus futuros alunos ainda não tem previsão para iniciar as obras de reforma.
O local que foi i negociado por R$ 65 milhões contribuição financeira conquistada junto ao Ministério da Educação (MEC) possui uma área de aproximadamente 250 mil m² e tem como objetivo ampliar as áreas para os cursos já existentes, criar novos cursos e ofertar mais vagas para os estudantes.
O próximo passo agora será formular um plano diretor para ocupação da nova área, que será construído a partir de discussões junto à comunidade acadêmica do Câmpus , afirma o reitor da UFTPR Carlos Eduardo Cantarelli.
“Ganha o Câmpus Curitiba, mas ganha, sobretudo, a UTFPR, que terá como ofertar um ensino de melhor qualidade a nossa comunidade”, afirmou o reitor.
De acordo com o diretor do Câmpus Curitiba Cezar Augusto Romano o motivo da mudança já estava sendo estudado por conta do espaço que não tinha mais possibilidade de crescer. Pois a transformação do CEFET em universidade exige uma estrutura maior para comportar mais ações dos estudantes e dos professores por meio de laboratórios e para melhoria do desemprenho das atividades acadêmicas e de pesquisa.
Sede nova
A princípio os cursos com laboratórios mais pesados como a área elétrica, eletrônica, eletrotécnica, informática, desenho industrial e educação física serão fixadas na nova sede da CIC. Outros cursos estão em discussão.
Romano afirma que existem quatro cursos de graduação para serem abertos: Mecatrônica, Engenharia e Processo Ambiental, Letras-Português e Letras-Inglês ampliando o número de vagas, já com a possibilidade de ter novos espaços físicos, seja no centro mais ampliado, ou seja, centro e nova sede mais ampliados, além dos programas de pos-graduação, que já estão na Capes para serem aprovados em 2016.
O diretor do câmpus Curitiba ainda reitera que tendo mais espaços físicos, serão mais laboratórios, mais projetos e mais parcerias.
A assessoria de comunicação da UTFPR nos comunicou que ainda não há data prevista para o início da reforma da nova sede da CIC.