Dicas para evitar doenças típicas de inverno

O inverno chegou, e com ele muitas doenças típicas do frio, como gripes, resfriados, dor de ouvido, asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite, que se agravam no clima seco e frio.

Você sabe que cuidados tomar para evitá- las na estação mais fria do ano.

Beba bastante água

A primeira dica para cuidar da saúde no tempo frio é beber bastante água. Sabemos que isso é importante em qualquer época do ano, mas quando estamos nos dias quentes, acabamos nos hidratando de forma natural. Com a temperatura mais amena, não é raro que a gente acabe sonegando a hidratação, e isso é um problema.

Os líquidos são fundamentais para um bom metabolismo e previnem também o ressecamento da pele, que pode ocorrer em cidades com uma umidade relativa do ar mais baixa.

 

Proteja seus lábios do inverno

Ressecamento pode ser a porta de entrada de bactérias, para manter o problema distante a receita é mais simples do que se imagina: basta hidratar constantemente os lábios, com manteiga de cacau ou vaselina.

Deixe os ambientes ventilados

Outro hábito muito comum (e errado) que muitas pessoas adotam nos dias frios é fechar todas as portas e janelas de casa. Isso pode até deixar a sua casa um pouco mais aquecida, mas também favorece o surgimento de diversos problemas e doenças.

Ao contrário do que muitos pensam, as doenças típicas de inverno como a gripe e os resfriados não aumentam por conta do frio, mas em função da aglomeração de pessoas em ambientes fechados e da ventilação inadequada. Mantenha a casa, ônibus e todos os lugares com muitas pessoas bem ventilado.

brittany-colette--CDN2nTKfrA-unsplash (1)

 

Higienizar as mãos

Quando uma pessoa assoa o nariz, um pouco de secreção nasal pode ficar nas suas mãos. Se essa secreção entrar em contato com outras superfícies, como corrimãos e maçanetas, o vírus permanecerá no local por alguns segundos. Assim, caso outro indivíduo toque na região contaminada e leve a mão ao nariz ou ao olho, será infectado. Importante sempre que possível lavar bem as mãos com água e sabonete, não só com álcool gel.

Acabe com os ácaros

Lave bem os cobertores e roupas de frio, para evitar rinite e outras doenças respiratórias, sempre que possível exponha-os ao sol, ou passe com ferro, isso ajudará a eliminar os ácaros.

Hidrate a pele

A pele também sofre no inverno, e as temperaturas mais baixas demandam produtos diferenciados e específicos para cuidar da saúde do rosto e do corpo. Além da hidratação, mesmo no frio, o filtro solar é indispensável.

Cuide da sua alimentação

A alimentação também é muito importante para cuidar da sua saúde no tempo frio. É preciso ter atenção nesse aspecto, pois as temperaturas mais baixas são um verdadeiro incentivo para que a gente caia em tentação e aposte em pratos muito calóricos — e também acabe consumindo bebidas alcoólicas em excesso, o que não é saudável.

Aproveite essa época para saborear um bom vinho tinto com moderação, pois ele contém substâncias protetoras para o coração e para os vasos sanguíneos. As comidas típicas da estação como o fondue, podem ser apreciadas desde que você coma apenas no final de semana ou em uma data específicas, não em excesso.

Aproveite a temperatura baixa para apreciar uma boa sopa, com  legumes, verduras e carne. Tomar chás de laranja, limão e gengibre, além de saboroso, é muito a para saúde, aumentando a imunidade do organismo.

matt-hoffman-CxnqBysx_VM-unsplash

Exercícios ajudam a evitar sintomas de doenças degenerativas

Quem sofre de algum problema nas costas e articulações deve ficar mais atento no frio e tomar alguns cuidados especiais.

As dicas são simples: mantenha-se aquecido e não deixe de fazer alguma atividade física. Mas se você não pode ir à academia, existem alternativas de alongamento que podem ser feitas em casa. E elas ajudam bastante.

Sempre que necessário procure um médico, e sempre que possível fique embaixo dos cobertores com as pessoas que você ama, o amor também aumenta a imunidade.

 

 

Fontes:

Saúde – iG @ https://saude.ig.com.br/bemestar/

https://veja.abril.com.br/saude/

https://www.hipolabor.com.br