Conheça 10 plantas que curam

 

Muitas vezes temos um mal estar e não sabemos como tratar, até que possamos ir ao médico, mas a natureza é rica em “remédios” que podemos utilizar para diminuir os sintomas de algumas doenças.

Conheça algumas delas, mas nunca esqueça que consultar um médico se os sintomas não desaparecerem e utilizá-las com cautela.

Gengibre

O gengibre é um dos remédios naturais mais poderosos que existem. Pode ser utilizado para proteger o estômago contra úlceras ou mesmo na prevenção de náuseas e enjoos. Pode também aliviar a dor, pois é um analgésico natural.

  Camomila

O chá de camomila é amplamente conhecido por ser capaz de acalmar. Além disso, pode aliviar os sintomas de insônia e trazer benefícios ao sistema nervoso.

Erva-de-São-João

A erva-de-são-joão é utilizada há muito tempo para tratar depressão com muita eficácia. Também traz efeitos benéficos no tratamento de dores nervais e ansiedade. O uso desta erva em comunhão com outros medicamentos é desaconselhado, dada à força de interação da erva no organismo.

Alho

O alho é um antisséptico natural. Fortalece o sistema imunológico e é capaz de prevenir gripes e resfriados. Tem papel fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, como o de estômago. É aconselhado ao menos dois dentes de alho por dia no preparo das refeições.

mike-kenneally-345257-unsplash (1)

Hortelã

Encontradas aos montes em quase todo quintal de casa, as folhas de hortelã são capazes de aliviar cólicas, indigestão e dor menstrual. Seu chá é feito de forma simples, bastando ferver uma xícara de água com um punhado de folhas de hortelã bem lavadas.

 Boldo

O boldo serve para tratar má digestão, problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dor de cabeça e suores frio. O boldo também é um bom remédio caseiro para limpar o sangue.

Carqueja

Assim como o boldo, a carqueja favorece a produção da bile, facilitando a digestão”, conta Carvalho. Não para por aí. Há registros de redução das taxas de açúcar no sangue, além de propriedades antiúlcera e anti-inflamatórias, que auxiliariam no tratamento de artrites.

 Alecrim

Atua no combate à depressão. No cérebro, a planta inibe a degradação dos neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar.

Aloe vera – Babosa

Além de ser capaz de aliviar queimaduras na pele, a aloe vera é uma excelente planta antibacteriana e antifúngica. Pode ser utilizada como antisséptico bucal para prevenir problemas relacionados a doenças dentárias.

kari-shea-777848-unsplash (1)

 

Guaco

Aclamadas por aliviar sintomas de bronquite, asma e tosse, as folhas de guaco têm efeito paliativo para casos agudos de doenças respiratórias.

Fontes: www.greenme.com.br

https://saude.abril.com.br

Foto:Photo by  Unsplash