Prefeitura atualiza Plano cicloviário
Focada na segurança e no uso integrado, Prefeitura atualiza Plano Cicloviário
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está revisando o Plano Cicloviário de Curitiba, uma das cidades pioneiras na criação de ciclovias no Brasil. O trabalho visa a integrar este importante componente do transporte multimodal da capital, conectando-o com a rede de ônibus, de forma a melhorar a efetividade do modal.
Este trabalho ganha relevância na medida em que a já robusta estrutura existente na cidade – são 207,2 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas – está em crescimento.
Com a recente conclusão da revitalização da Avenida Manoel Ribas, por exemplo, a malha cicloviária cresceu em 3 quilômetros. Estão em fase de implantação outros 4 quilômetros ao longo do trecho norte da Linha Verde e mais 7 quilômetros serão implementados na ligação da Praça do Japão ao Capão Raso.
Já a reforma a ser feita nos terminais do Hauer e do Campina do Siqueira resultará em cada um deles em 108 novas vagas de bicicletários, com vestiário, sanitários, guarda-volumes e serviços de reparos das bicicletas. O novo terminal do Tatuquara, já em fase de licitação, também terá bicicletário. (Os dois primeiros estão em processo de aprovação de financiamento na Caixa).
Política pública
O plano está focado em prover segurança aos ciclistas e estar atrelado a políticas públicas – daí a importância das conexões intermodais, explica o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.
Rede de Ciclovias
Curitiba tem 208,5 km de estrutura cicloviária, sendo:
100,8 km de calçadas compartilhadas (48,3% da rede total)
31,1km são de ciclovias (14,9% em relação à rede total);
25,1 km são de ciclofaixa sobre a calçada (12,0% do total)
19,6 Km de ciclofaixa na via lenta (9,4% do total)
18,7 km de ciclofaixas (9,0% do total)
11,7 km de ciclorrotas (5,6% do total)
1,5 km sem caracterização (0,7% do total)
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