Prefeitura atualiza Plano cicloviário

Focada na segurança e no uso integrado, Prefeitura atualiza Plano Cicloviário

 

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está revisando o Plano Cicloviário de Curitiba, uma das cidades pioneiras na criação de ciclovias no Brasil. O trabalho visa a integrar este importante componente do transporte multimodal da capital, conectando-o com a rede de ônibus, de forma a melhorar a efetividade do modal.

Este trabalho ganha relevância na medida em que a já robusta estrutura existente na cidade – são 207,2 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas – está em crescimento.

Com a recente conclusão da revitalização da Avenida Manoel Ribas, por exemplo, a malha cicloviária cresceu em 3 quilômetros. Estão em fase de implantação outros 4 quilômetros ao longo do trecho norte da Linha Verde e mais 7 quilômetros serão implementados na ligação da Praça do Japão ao Capão Raso.

Já a reforma a ser feita nos terminais do Hauer e do Campina do Siqueira resultará em cada um deles em 108 novas vagas de bicicletários, com vestiário, sanitários, guarda-volumes e serviços de reparos das bicicletas. O novo terminal do Tatuquara, já em fase de licitação, também terá bicicletário. (Os dois primeiros estão em processo de aprovação de financiamento na Caixa).

Política pública

O plano está focado em prover segurança aos ciclistas e estar atrelado a políticas públicas – daí a importância das conexões intermodais, explica o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

 

Rede de Ciclovias

Curitiba tem 208,5 km de estrutura cicloviária, sendo:

100,8 km de calçadas compartilhadas (48,3% da rede total)

31,1km são de ciclovias (14,9% em relação à rede total);

25,1 km são de ciclofaixa sobre a calçada (12,0% do total)

19,6 Km de ciclofaixa na via lenta (9,4% do total)

18,7 km de ciclofaixas (9,0% do total)

11,7 km de ciclorrotas (5,6% do total)

1,5 km sem caracterização (0,7% do total)