Feiras de produtos e serviços pets abrem cada vez mais espaço para adoção de cães e gatos
Quando você adota um cão ou um gato, você ajuda a reduzir o número de animais abandonados nas ruas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 30 milhões estão abandonados no Brasil, entre 10 milhões, são gatos e 20 milhões são cães. Em cidades de grande porte, para cada habitante há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. Estima-se que 70% dos cachorros abandonados vivem em abrigos e 90% deles nunca terão um lar.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 44% das casas dos brasileiros vive pelo menos um cachorro. Estes números revelam, portanto, que a população de cães domésticos no Brasil chega a 52,2 milhões. Esse número grandioso parece uma boa noticia, porém ainda existe um registro alarmante de animais nas ruas, passando fome e frio.
Em Curitiba esse número também é assustador, segundo último levantamento da prefeitura, feito há quase três anos, mostrou que cerca de 50 mil cães vivem nas ruas, incluindo animais que tem dono e que ficam soltos. Existem muitos que vivem em abrigos de voluntários e ONGs. Cerca de 350 cães somente na Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, além de vários gatos. Mas esses protetores voluntários nem sempre conseguem adotantes para esses animais, o que além do alto custo para mantê-los, dificulta que outros animais sejam acolhidos.
De acordo com a chefe Rede Proteção Animal de Curitiba, Vivien Midori Mowikawa, não se sabe o número exato de animais abandonados em Curitiba. “Não temos essa estimativa, nunca foi feito um censo de animais, mas utiliza-se dados baseados em publicações internacionais no qual existe a proporção de 1 animal pra cada 4 pessoas. Então, a população de cães de Curitiba seria em torno de 450.000 e destes 3% estão em situação de abandono”.
Atualmente, as feiras pets estão sendo grandes estimuladoras para adoção de animais. Geralmente trazem muitas novidades do segmento onde atraem milhares de pessoas que amam os pets e a possibilidade de uma pessoa adotar um animalzinho de estimação pode ser grande. “Eventos de adoção são muito importantes, pois fazem com que esses animais encontrem uma família. Ainda, promove a adoção ao invés da compra de animais. Não somos contra quem compra, porém destacamos as vantagens de se adotar”, enfatiza Vivien.
Com intuito de colaborar e incentivar a adoção de animais, a quarta edição da maior feira do segmento pet a Expopet Curitiba, mais uma vez firma parceria com a Rede de Proteção Animal onde o abrigo municipal terá um espaço exclusivo com cães e gatos para serem adotados com responsabilidade.
A chefe da Rede de Proteção Animal Vivien destaca ainda a importância dessa iniciativa. “Esses eventos apoiam ONGs e protetoras independentes, abrindo o espaço pra que elas levem os animais e divulguem. As ONGs e protetores estão lotados, não tem mais espaço disponível pra recolher, sendo assim, a adoção é imprescindível, pois abre novos espaços”.
É importante que as pessoas entendam que adoção deve ser um ato responsável e consciente, afinal, um animal de estimação precisa de cuidados, que custam tempo e dinheiro, além de amor e atenção.
O que é preciso para adotar um pet
- Ter mais de 18 anos
- Apresentar documento de identificação
- Apresentar comprovante de residência
- Assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se a cuidar do animal.
Sobre a Expopet Curitiba 2019
Nos dias 26, 27 e 28 de julho, a Expopet Curitiba promoverá mais uma série de atividades direcionadas para o segmento PET, a feira chega em sua 4ª edição, sendo reconhecida como a maior feira pet friendly do Paraná e uma das maiores do Sul do Brasil.
O evento é destinado para quem trabalha na área ou tem animais de estimação e reúne as principais tendências e novidades do mercado, favorecendo espaço para interação e geração de negócios. Esse é um espaço para que expositores se aproximem do público alvo e dos lojistas da área pet e apresentem seu produto/empresa.
Serviço:
4ª edição da ExpoPet Curitiba
Data: 26 a 28 de julho de 2019
Local: Parque Barigui
Horários:
26/07 – Sexta – das 15h às 21h
27/07 – Sábado – das 10h às 21h
28/07– Domingo – das 10h às 20h
Valores de Ingressos: R$ 10,00.
*Idosos acima de 60 anos pagam meia.
*Crianças até 10 anos não pagam
Contato
E-mail: expopetcuritiba@gmail.com
Fone: 41 99801-7129 (.whatsapp)
Site: http://www.expopetcuritiba.com.br/
Assessoria de Imprensa Clipping Comunicação
Assessoras de imprensa: Alethea Corrêa e Ivana Cristina
Cel/whats – 41 9 9898-0053