Homenagem ao saudoso Frei Ivo Severino Bonamigo

Natural de Ouro, Santa Catarina, Frei Ivo nasceu em 7 de abril de 1930. Sua vida religiosa iniciou em 1950.  A ordenação ocorreu dia 26 de maio de 1956, na catedral de Curitiba. Exerceu a função de coadjutor por quatro anos, foi missionário por sete anos. Também tornou-se  Guardião do Santuário São Leopoldo. Ao longo de 30 anos atuou de forma marcante em muitas paróquias, a exemplo de Reserva e Rio Branco.

Em 1990 foi enviado ao Santuário São Leopoldo na CIC.  No ano seguinte foi transferido para Reserva novamente.  Em 1995, devido a um acidente ocular foi transferido para o Convento das  Mercês onde trabalhou como porteiro.

Em 16  de maio de 1997, passou a substituir frei Miguel, então falecido, no Santuário São Leopoldo na CIC. Depois de 12 anos, em 10 de fevereiro de 2008, voltou ao Convento das Mercês. No convento das Mercês residiu até adoecer, em outubro de 2018, local onde atendia fiéis em confissão, desenhava, escrevia poesias e publicou cinco livros.

Conhecido por suas poesias, atualmente atendia confissões na Paróquia Nossa Senhora das Mercês.

Partiu para a eternidade dia 8 de novembro de 2018, com 88 anos de idade.

Frei_Ivo
Dai-lhe Senhor o descanso eterno. Que a luz perpétua o ilumine!

Poesia …
Fazia da experiência de atender as confissões uma devolução em forma de livros. Por exemplo, ao comentar o livro Armário, com 40 gavetas, contendo histórias e poesias, escreve:
No Armário coloquei histórias que ouvi contar na lida da vida;
Algumas aconteceram de verdade,
outras foram inventadas para alegrar a caminhada.
Faça assim também:
Não deixe a depressão, o estresse, o aborrecimento
atingirem  seu coração e causarem danos.
Nem deixe a ferrugem, a barata, o grilo, a traça destruírem a beleza da alma
e o desânimo danificar os seus lindos planos.
Faça o bem, ocupe o tempo, seja feliz.

Frei Ivo  Bonamigo