Alimentos que ajudam no combate a depressão e ansiedade
Doenças como depressão e ansiedade precisam de acompanhamento médico e psicológico, mas você sabia que alguns alimentos podem ajudar na luta contra as doenças do sistema nervoso.
Para isso é necessário ingerir em alimentos que participam da produção de serotonina e dopamina, pois esses hormônios são responsáveis por dar a sensação de prazer e bem estar no organismo.
Alimentos que ajudam a combater a depressão
Os alimentos que devem ser consumidos para combater a depressão são ricos nos seguintes nutrientes:
- Vitaminas do complexo B:espinafre, couve manteiga, leite e derivados, fígado, frango, ameixa e melancia;
- Triptofano e ômega-3:carne, peixe, frutos do mar, ovo, castanha, amendoim, ervilha, abacate, couve-flor, banana, grão-de-bico, abacate, aveia, chocolate amargo;
- Vitamina C:acerola, goiaba, abacaxi, laranja, limão, tangerina, amora, framboesa;
- Magnésio:chocolate, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, arroz integral, gérmen de trigo, aveia, abacate e banana;
- Vitaminas do complexo B:espinafre, couve manteiga, leite e derivados, fígado, frango, ameixa e melancia;
- Cálcio: leite e derivados;
- Fibras:frutas, vegetais e sementes como chia, linhaça e gergelim.
Além de ingerir esses alimentos diariamente, e necessário evitar o consumo dos seguintes alimentos:
- Gordura saturada, presente em alimentos de origem animal, especialmente as carnes: provoca aumento da inflamação no organismo, prejudicando o sistema nervoso, além de aumentar o cortisol, hormônio do estresse.
- Bebidas alcoólicas:geram rápida sensação de euforia, que pode provocar um efeito rebote logo em seguida, aumentando a ansiedade.
- Carboidratos refinados(como farinha de trigo, açúcar branco e arroz branco): não são fontes de triptofano e vitaminas e minerais importantes para o controle da ansiedade, como os carboidratos integrais, também agravam a compulsão alimentar.
- Alimentos altamente industrializados:são ricos em aditivos químicos (corantes, aromatizantes e conservantes), que aumentam a inflamação e liberação de cortisol, além de prejudicarem o sistema nervoso.
E consulte sempre seu médico.