Prefeitura entrega 40 novos ônibus para atender bairros do sul e norte da cidade
A Prefeitura entregou no início de fevereiro, na Rua da Cidadania do Cajuru, mais 40 ônibus para a renovação da frota do transporte coletivo de Curitiba. Os novos ônibus vão circular a partir do dia 11 de fevereiro em linhas que atendem bairros mais distantes do centro.
Com as outras entregas já feitas desde 2017, a cidade conta com 157 ônibus novos. “O processo de renovação da frota foi retomado e vai continuar nesta gestão. Nosso povo agora pode ir e vir com mais conforto”, disse o prefeito Rafael Greca, que estava acompanhado da primeira dama Margarita Sansone no evento.
Neste pacote de ônibus são 14 micros especiais, com capacidade para 70 passageiros, e 26 comuns, para 85 passageiros – nove deles equipados com portas nos dois lados para atender a nova linha Fagundes Varela/Fanny, que será ativada em março.
A maioria dos novos ônibus vai circular em linhas que atendem bairros da região sul da cidade. São elas: Pinheirinho/CIC, Portão, Formosa, Santa Rita/CIC, Santa Rita/Pinheirinho, Capão Raso/Caiuá, Campo Alegre, Parque Industrial, Pompeia/Janaína, Bairro Novo A, Umbará, Santa Joana, Futurama, Pirineus e Bairro Novo C.
No norte da cidade, os novos ônibus serão destacados para as linhas Sagrado Coração, Alto Tarumã e Colina Verde e Hugo Lange. Estas duas últimas linhas farão embarque e desembarque na estação-tubo Fagundes Varela, que começa a funcionar em março. Por isso uma das portas dos veículos é adaptada para o nível da estação-tubo.
Modernização
Todos os novos ônibus contam com câmeras de segurança, motor Euro 5, menos poluente, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, informação em braile para deficientes visuais, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante. Além disso, os elevadores de acessibilidade são semiautomáticos.
“São novidades que dão mais segurança para os passageiros e melhorias significativas em itens de acessibilidade”, destacou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
De acordo com o presidente da Urbs, mais ônibus serão entregues ao longo do ano. “Temos mais 43 já encomendados e outros que serão adquiridos para completar o compromisso de ter 450 novos ônibus até 2020”, disse Maia Neto.
Participaram do evento o vice-prefeito Eduardo Pimentel, os vereadores Serginho do Posto, Jairo Marcelino, Colpani e Herivelto Oliveira e o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Maurício Gulin.