Diabetes será a sétima causa de mortes até 2030

 

Uma  mesa farta de comida  mata mais que uma guerra. Essa frase só tem a se confirmar cada  dia que passa.  Dados  de um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde)  registrou que  em 2014,  422 milhões de adultos no mundo  sofriam com a doença, ou  1  em  cada 11 adultos  estava com diabetes. Este número quadriplicou após 30 anos.  No Brasil existem aproximadamente 16 milhões de diabéticos. “ A diabetes está aumentando. Já  não é uma doença de países predominantemente ricos e a prevalência cresce constantemente em toda parte, principalmente nos países de rendimento médio”, afirma a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

O aumento dos fatores de riscos são o sobrepeso e a obesidade, de acordo com os dados da OMS.  O relatório destaca a doença como um “importante problema de saúde  pública”, com complicações micro e macro vasculares, que podem provocar cegueira, falência dos rins, ataques cardíacos, derrames e amputação dos membros inferiores .

Existem dois tipos da doença, a  diabetes tipo 1, em que o corpo não produz insulina, e do  tipo 2 , em que o corpo não consegue produzir insulina o suficiente. O tipo 2 representa aproximadamente 90% dos casos mundiais. Casos do tipo 2 em crianças, que eram raros, têm aumentado em todo mundo.

50% a 80% das mortes entre pacientes diabéticos são devidas as causas cardiovasculares. A Diabetes tornou-se uma das principais causas de doença e morte prematura na maioria dos países, principalmente devido ao aumento de risco de doença cardiovascular.

Portanto à prática de exercícios, alimentação saudável, combate ao tabagismo, controle de pressão arterial são medidas de prevenção  e  que contribuem para uma vida saudável. Trinta minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias e uma dieta saudável pode reduzir drasticamente o risco de desenvolver o tipo 2.