Projeto Memória Mural da CIC

pessoal

Alex Otto à esquerda  e o pessoal que participou de uma das apresentações do documentário.

 

Vila Nossa Senhora da Luz  o primeiro conjunto habitacional do Brasil que completou 50 anos em 2015 será eternizado por meio de um projeto chamado Memória Mural.  A proposta iniciou ano passado com Alex Otto, morador do bairro da  Cidade Industrial de Curitiba. Otto está à frente de um movimento que se chama Anima CIC que tem como objetivo  fomentar a arte no bairro,  mais precisamente na região do terminal da  CIC, e CIC sul.

O projeto foi viabilizado pela Lei do Fundo Municipal de Cultura com intuito de estimular ações culturais no bairro. O programa é itinerante e conta com sete oficinas gratuitas à comunidade: fotografia, Fanzine ( revista com fotos que conta a história da “vila”),  serigrafia, pintura em muros,  Teatro do Oprimido (TO) – teatro que interage com o público enfatizando  os problemas sociais, História e Memória e o documentário  que tem uma duração de aproximadamente meia hora onde alguns  moradores antigos contam a história de como começou  a “vila”.

A oficina de pintura em muros realizou  cinco grandes murais registrando personagens e elementos históricos da CIC e os locais escolhidos para  a pintura foram o Colégio Estadual  Alcyone Moraes de Castro Velozo, o Santuário São Leopoldo, a igreja Matriz d Vila Nossa Senhora da Luz, a Regional da CIC e o  colégio Dirce Celestino do Amaral.

No documentário os personagens relembram vários episódios que marcaram aquela época como à falta de água e luz, das casas que eram todas iguais, dos times de futebol, da construção da igreja católica, do cinema que fez parte da diversão dos moradores nos anos 70.  O saudoso Frei Miguel também foi relembrado pelos entrevistados.

Neste projeto estão envolvidos cerca de 15 pessoas.  De acordo com o Otto  presidente da  Anima  ainda faltam algumas  exibições para serem realizadas no bairro. As apresentações ocorrem na maioria das vezes  em escolas,  e cada escola é responsável pelo seu público. Em maio está para ocorrer mais exibições,  portanto nada confirmado, a exposição das fotos também não está confirmada.

Para quem quiser mais informações e quiser assistir pode entrar em contato com Alex Otto: 41-9663- 8965.