Hipertensão é a principal causa de infarto e AVC

Sexta feira passada, 26/04, foi o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, e as entidades de saúde, aproveitaram a data para lembrar a importância da prevenção, já que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 51% das mortes por AVC e 45% das mortes por problemas cardíacos no mundo estão relacionadas à hipertensão.

Estima-se que mais de 60% dos adultos com mais de 60 anos são hipertensos, na maioria dos casos, o problema é genético, isto é,  herdado dos pais, mas outros fatores influenciam no surgimento do problema.

Você sabe o que é hipertensão?

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que acontece quando os valores ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9) e faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue pelo corpo de forma correta.

Principais fatores de risco

·         Consumo de sal – O consumo de mais de 6 gramas de sal por dia aumenta o risco de desenvolver hipertensão arterial.

·         Obesidade – Pessoas obesas, com IMC (índice de massa corporal) maior ou igual a 30, têm até 6 vezes mais chance de desenvolver pressão alta.

·         Consumo de álcool – O consumo diário de duas ou mais doses de álcool por dia (dois copos de vinho ou de cerveja) aumenta em duas vezes o risco de hipertensão arterial.

·         Tabagismo – O cigarro provoca um aumento imediato da pressão arterial pela ação vasoconstritora da nicotina,

·         Anticoncepcionais orais – A pílula anticoncepcional geralmente aumenta discretamente a pressão arterial, mas ligada a outros fatores de risco, aumenta a chance de desenvolver a doença.

·         Idade – Ao longo dos anos, os vasos sanguíneos vão passando por um processo chamado arteriosclerose, em que a parede das artérias se torna mais rígida, fazendo com que as mesmas percam a elasticidade e a capacidade de se acomodar com as variações da pressão arterial.

·         Colesterol elevado – Aumenta o depósito de gordura nas artérias, um processo chamado de aterosclerose, que leva a redução do calibre do vaso, com consequente aumento da hipertensão arterial.

·         Sedentarismo – O sedentarismo também contribui para o sobrepeso e aumento do colesterol.

Controlar a obesidade é um fator importante para evitar a hipertensão.

Controlar a obesidade é um fator importante para evitar a hipertensão.

Dicas para Prevenir a Hipertensão

  • Pratique exercícios físicos: uma simples caminhada de 20 minutos, três a cinco vezes por semana;
  • Evite alimentos muito gordurosos, frituras, doces e muito salgados, de preferência as frutas, verduras ricas em fibras ;
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas. Elas baixam a pressão e quando se unem aos efeitos dos medicamentos podem causar complicações;
  • O fumo também é grande agravador do aumento da pressão arterial. Por isso, o indicado é parar de fumar;
  • Evite o estresse, ele pode dificultar o controle da pressão;
  • Não interrompa o tratamento com remédios, sem a orientação do médico de confiança.